Follow Us

Filet Mignon Suíno com queijo e bacon ao molho madeira ⭐

Filet Mignon Suíno com queijo e bacon ao molho madeira ⭐

Visita especial merece um prato especial. E essa carne com esse molho vai agradar todo mundo!

Hoje eu tinha uma visita especial para comemorar um momento especial..

Há 10 anos, em Maio, comprei meu apartamento. Foi uma conquista super importante pra mim por inúmeros fatores que merecem um outro post. E a Carol foi a minha primeira visitante, que veio estrear a casa comigo no final de semana quando o apto ainda não tinha absolutamente NA-DA. Trouxemos um colchão e lençóis para dormir, um isopor com comes e bebes e curtimos juntas aquela conquista especial.

Como forma de comemorar uma década dessa conquista, nada mais justo do que ter ela ao meu lado novamente! Chamei a Carol e o Paulo (seu marido) para um almoço aqui em casa (já que há tempos estamos combinando e muitos fatores estavam adiando esse encontro).

Pensei em um milhão de opções para o cardápio, mandei para eles escolherem e no fim sobrou pra mim essa missão rs… Aí resolvi fazer alguma coisa que não faço nunca, justamente para ser especial como merece o momento.

Escolhi fazer uma carne de porco recheada com queijo e bacon ao molho madeira, acompanhada de batatas e tomate cereja assados, e um delicioso arroz tasmânia a la Letícia. Para acompanhar, tivemos entradinhas de queijo, tomate, azeitona e amendoim, uma salada de alface com cenoura, tomate, castanhas e queijos, e de sobremesa brownie de banana com pasta de amendoim quentinho com sorvete de café.

O arroz eu faço sempre, o brownie já virou receita aqui e a salada é básico… Mas e a carne? Essa seria uma novidade.. Então saí caçando algumas receitas, juntei o que achei mais interessante e criei a minha própria.

Ficou booooom demais =P

Receita: Filet Mignon Suíno com queijo e bacon ao molho madeira

Ingredientes:

  • 1 peça de mignon suíno (800gr)
  • 400-500ml de vinho tinto seco
  • 3 colheres de sopa de mostarda
  • Suco de 2 limões e raspas de 1 deles
  • 1 colher de chá de alho picado
  • 1/2 cebola picada
  • Sal, pimenta, páprica, orégano, cheiro verde e alecrim a gosto
  • 2 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • Fatias de bacon
  • Fatias de mussarela
  • Opcional: batatas e tomate cereja para acompanhamento

Preparo:

Um dia antes descongele a peça de mignon, faça alguns furos na carne para incorporar o sabor do tempero e disponha em uma assadeira. Prepare uma marinada com todos os ingredientes, exceto a manteiga, o bacon, a mussarela e o amido de milho. Jogue sobre a carne, cubra a assadeira com papel alumínio e deixe na geladeira.

No dia seguinte, leve a assadeira com a peça de filet coberta com papel alumínio ao forno a 230ºC por 50 minutos. Após esse tempo, retire o papel alumínio e deixe mais 30 min até dourar (após a retirada do papel alumínio, regue a carne com a marinada que está na assadeira, para que assim não resseque).

Enquanto isso, para seu acompanhamento você pode descascar e cozinhar algumas batatas ao dente. Deixe separadas.

Passados os 30 minutos, retire a peça do forno e passe o filet da assadeira para uma travessa de vidro. Fatie a peça, mas não até o fim, de forma que o formato se mantenha. Na abertura de cada fatia, coloque uma fatia de queijo (mussarela) e uma fatia de bacon. Disponha as batatas cozidas e alguns tomates cereja em volta da peça de mignon recheada e regue a carne com um pouquinho da marinada para não secar ao voltar para o forno (guarde o restante da marinada). Passe por cima da carne e das batas um pouco de manteiga para dourar e coloque a travessa novamente no forno por 20 ou 30 minutos.

Enquanto isso, coe em uma peneira o restante da marinada e leve ao fogo baixo acrescentando o amido de milho diluído em um pouco de água. Mexa até que o molho reduza e fique mais espesso. Confira o sabor e acerte o tempero se necessário.

Sirva acompanhado do arroz ou massa de sua preferência (por aqui rolou um arroz tasmânia: arroz branco com pimentões vermelhos e amarelos, pinhão porque eu não tinha cogumelos, lascas de amêndoa e limão).

Algumas referências para você se inspirar e personalizar sua própria receita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.