Follow Us

Risotto de Quinoa com Tomate

Risotto de Quinoa com Tomate

Essa semana começou – oficialmente – a nossa “dieta”. Como comentei antes, não estamos fazendo uma dieta específica, nada de contar pontos, cortar carboidratos, só ingerir líquidos… Estávamos ensaiando começar uma reeducação alimentar, e nesse período perdi 1 kilo =)

Voltei a almoçar num empório que vende diversos tipos de grãos, cereais, etc, e aproveitei para comprar algumas coisinhas. Trouxe goji berry, chia, amaranto e quinoa, porque foram os que mais me interessaram a princípio.

Fiquei em casa matutando sobre o que fazer com a quinoa, como prepará-la em casa de uma forma que a gente gostasse de consumir. Como era nosso almoço de domingo decidi por este risotto, que eu servi com rosbife. Eu tinha tudo em casa, descongelei um vidrinho de caldo e em 30 minutos estava pronto. Saiu no improviso e ficou muito gostoso!


Se você não conhece, vale muito a pena introduzir a quinoa (ou quinua)na sua alimentação. Este é um dos novos “super alimentos”, chamada de grão de ouro. Esta semente originária dos Andes tem de alto poder nutritivo, é rica em proteínas de alta qualidade, com todos os aminoácidos que o nosso organismo não produz. É um carboidrato com baixo índice glicêmico… e o que é isso? Isso significa que ao consumir a quinoa você não terá picos de glicose no sangue, liberando menos insulina no sangue e consequentemente reduzindo o acumulo de gordura localizada!

Só por isso já estava ótimo não é? Mas esta semente ainda é rica em fibras, minerais e em ômega 3 e 6. Isso tudo previne pressão alta e doenças cardiovasculares, diabetes e o ganho de peso, diminui o colesterol e ajuda o fortalecimento muscular, e ainda promove a detoxificação. 

Agora que você tem várias razões para consumir a quinoa, que tal preparar este risotto? Cada porção tem aproximadamente 230 calorias, e pode ser servida como prato único ou acompanhado de uma carne grelhada. Fica muito gostoso, leve e você se sente muito satisfeito após a refeição. 

Você vai precisar de: 

  • 100 gr de Quinoa
  • 1/2 Cebola picadinha
  • 2 dentes de Alho ralados
  • 1 Tomate sem pele e sem sementes picado
  • 500 ml de Caldo de Legumes
  • 3 fatias de Queijo de Minas em cubinhos
  • 1 colher de sopa de Creme de Minas
  • Folhas de Manjericão fresco a gosto
  • 1 colher de sopa de Azeite
  • Sal e pimenta a gosto


Preparo:


1. 
Coloque a quinoa em um recipiente, encha-o com água e lave a quinoa. Escorra a água e reserve. Refogue a cebola e o alho no azeite, até ficar transparente. acrescente o tomate e refogue mais um pouco e então adicione a quinoa e o caldo de legume. Baixe o fogo e cozinhe por aproximadamente 20 minutos. Fique de olho para não queimar. Se o caldo secar e a quinoa ainda não estiver cozida, coloque um pouco de água para concluir o cozimento.


2. Quando a quinoa estiver no ponto (al dente), adicione o creme de queijo minas, o queijo minas em cubinhos e as folhas de manjericão rasgadas a mão. Acerte o sal e a pimenta a gosto e sirma imediatamente.

Fonte: Confraria dos Chefs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.