Nunca fui fã de salada…. Minha mãe uma vez me obrigou a ficar na mesa até que eu terminasse de comer uma fatia de tomate, quando criança… Acho que fiquei quase a tarde toda na mesa chorando… Não era parte de mim essa coisa da salada…
Aí a gente cresce, os hábitos mudam… Mas a salada tradicional – alface e tomate com azeite, limão e sal – continuou não sendo uma alegria minha… Contudo, passei a tomar gosto por saladas diferentonas e incrementadas, mais cheias de ingredientes e sabores… E descobri que o agridoce poderia ser o caminho pra me fazer mudar esse estigma.
Hoje eu como a salada que você quiser, até o tal alface com tomate, desde que seja temperadinha com pelo menos uma mostardinha com mel ou jogar alguma fruta junto na parada (ai, com manga.. hummmmm)… Se rolar um saborzinho agridoce, eu como sem reclamar!
Aí esses dias eu tava em casa, um calor do caramba e eu com preguiça de ligar o fogão para qualquer coisa… Aí pensei: acho que vou mandar uma salada tropical com de tudo um pouco que tiver na geladeira… E não é que o treco ficou bommm demais!!!!
Até anotei os ingredientes para não esquecer quando quiser repetir a dose:
- Alface crespa (se tiver roxa pode botar das duas!)
- Tomate cereja
- Laranja
- Uva passa
- Uva verde sem semente
- Castanha de caju
- Amêndoa lâminada
- Queijo parmesão
- Frango ou atum (proteína da vez – opcional)
- Semente de romã
- Damasco ou figo
- Queijo fresco ou ricota
- Chia
- Tempera com azeite balsâmico, mel, uma pitadinha de sal e pimenta