Follow Us

3 Toneladas: Assalto ao Banco Central

3 Toneladas: Assalto ao Banco Central

Que mané La Casa de Papel nada! Nós temos assalto de cinema pra chamar de nosso e com um detalhe fundamental: aconteceu de verdade!

Muito antes do Professor e sua trupe invadirem os corações do mundo com um assalto à Casa da Moeda em um plano elaborado que só poderia ser uma obra cinematográfica, uma quadrilha brasileira protagonizou um assalto de impacto ainda maior no Branco Central, em Fortaleza, no ano de 2005.

Através de um túnel com quase 80 metros de comprimento, os ladrões invadiram o cofre da instituição e levaram mais de 160 milhões de reais – ou cerca de 3,5 toneladas de dinheiro vivo – ocupando as manchetes do noticiário brasileiro durante anos. O golpe que parecia perfeito deixou um rastro de extorsões, sequestros e assassinatos. E tudo é retratado em detalhes através do depoimentos da equipe policial e jornalística que acompanhou toda a saga ao longo de mais de 10 anos, incluindo falar inéditas de um dos bandidos.

A série tem três episódios de quase uma hora, mas é tão cativante que passa rapidinho.

Você fica intrigado para entender como tudo aquilo aconteceu na cara do povo e como a quadrilha (super organizada no processo de furto) conseguiu escapar por tanto tempo. Mas é interessante ver como a falta de preparo os fez perder tudo ao longo dos anos e como a consequência do ato afetou cada um. Da mesma forma, entender o funcionamento da polícia federal para solucionar o caso e ainda lidar com policiais corruptos no meio do caminho mostra um lado do cenário policial que nem sempre vemos: a dos caras que, de fato, estão lá para resolver as coisas e provar porque aqueles ladrões que encenaram um quadro incrível não poderiam ser vistos pelo mundo como heróis (La Casa de Papel novamente em mente aí também, né).

Vale a pena ver. Tem na Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.