Follow Us

Salve a Estrada Parque

.

As corredeiras do Vale do Rio Tietê, que contribuem com a melhoria da qualidade da água que desce para o interior, podem desaparecer com a implantação de duas barragens no trecho da Estrada Parque APA Rio Tietê.
.
A EMAE quer implantar duas PCHs na Estrada Parque e uma delas, junto ao Jequitibá Rosa, símbolo da unidade de conservação, na Rodovia do Romeiros. No lote de concessão da ANEEL o Tietê, nesse trecho especialmente preservado pela Constituição Paulistas (artigo 196), tem potencial hidroenergético para quatro barragens. Isso acaba com as corredeiras e com capacidade natural de recuperação do maior rio paulista e inunda 120 hectares de mata atlântica, dentre outros patrimônios naturais e culturais como a Estrada Parque, conhecida como Rodovia dos Romeiros e a Gruta da Gloria, monumento geológico e turístico da região.
.
A comunidade local, romeiros, voluntários da SOS Mata Atlântica e cidadãos iniciaram mobilização em defesa dessa região, e o Blog De Repente, que reúne jovens jornalistas e voluntários que fizeram parte de grupos de monitoramento do projeto Observando o Tietê, em Itu, lançaram uma campanha eletrônica com uma petição on line, que reuniu em poucas horas 182 assinaturas. A petição on line foi refeita para que entidades e cidadãos se engajem, e o novo texto foi aberto agora na Rede das Águas, onde estão disponibilizadas mais informações a esse respeito.
.
Participe. Assine a petição e ajude a conservar a Estrada Parque, o rio Tietê e a Mata Atlântica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *