Após o tão esperado anúncio da convocação para a Copa da Mundo 2010, apenas uma pergunta ecoou em pelo menos metade do país: Quem é Grafite???
Os nomes tão esperados como Ronaldinho Gaúcho e Neimar ficaram de fora do quadro, enquanto o tal “Grafite” teve presença garantida entre o seleto grupo que disputará o maior evento do futebol mundial. E justo na vaga de quem? Adriano, o Imperador…
A gente já sabia que qualquer que fosse a decisão de Dunga ele teria de enfrentar controvérsias… E mais uma vez ele conseguiu surpreender. Pois eu acho que ele está certíssimo! É hora de convocar para o campo homens que tenham o mínimo comprometimento e alguma experiÊncia realmente válida, que tenham aproveitado todo o período de experiências e oportunidades proporcionados pelo técnico durante os últimos meses. A expectativa agora é conferir o que seu plano reserva para o desempenho da equipe durante os jogos, já que essa Copa deverá ser (ou não) a grande virada da Seleção Brasileira para recuperar seu brilho, perdido desde 98, que nem mesmo a recuperação em 2002 conseguiu restabelecer.
Apesar de todas as críticas, o técnico vem apresentando bons resultados com a Seleção, principalmente se levarmos em conta que ele foi o único que topou segurar a buxa em uma das piores épocas daquela que já foi o melhor time de futebol do mundo. E não importa se ele usa camisas horrorosas durante os jogos mais importantes. O fato é que, bem ou mal, quer a gente queira admitir ou não, os resultados estão aparecendo.
O histórico de Dunga em copas do mundo também favorece o técnico. Quem não se lembra daquela emocionante vitória suadésima e histórica na Copa de 94. Ah, aquilo é que eram bons tempos. Dunga era, então, o Capitão do time (um time de estrelas, que fazia por merecer o saudoso título de melhores do mundo – claro que não eram Pelé’ e Garrincha’s, mas era bons jogadores no auge do sucesso – a era de Tafarel, Bebeto, um Romário ainda apresentável e Ronaldinho antes de ser confundido com a bola…).
Agora é a hora do retorno. De provar que todo trabalho e todas as críticas deverão ser ‘engolidas’, emprestando o chavão de Zagalo. Se estou defendendo ele? Eu não chamaria de defesa. Só não estou malhando algo que ainda não vi se realmente vai dar errado. Vai que o cara surpreende todo mundo…. Vale lembrar também que ele faz a parte dele, mas nossos amiguinhos também precisam fazer o papel deles em campo, senão nem o melhor técnico do mundo pode ajudar….
O importante é que falta pouco mais de um mês para as emoções começarem. O Brasil faz sua estréia no dia 15 de Julho contra a Coréia do Norte e a gente fica na torcida, só esperando para vibrar com o primeiro gol de muitos que queremos ver até chegarmos ao título….
O que a gente não quer ver: neguinho parado em frente ao gol amarrando a chuteira e olhando pro ar (lembra daquele Roberto Carlos paralisado?!), jogador molenga, falta de espírito de equipe e a vergonhosa lembrança de ser eliminado nas quartas-de-final…
O que a gente quer ver: garra, comprometimento e muita energia formando uma equipe campeã novamente, o Galvão quase infartando na transmissão e, apesar do Zidane estar aposentado, se alguém quiser dar outra cabeçada em plena final para dar aquele toque de emoção, a gente também aceita… rs…
OS 23 CONVOCADOS PARA A COPA-2010
GOLEIROS: Júlio César (Inter/ITA); Doni (Roma/ITA); Gomes (Tottenham/ING).
LATERAIS: Maicon (Inter/ITA); Daniel Alves (Barcelona/ESP); Michel Bastos (Lyon/FRA); Gilberto (Cruzeiro).
ZAGUEIROS: Lúcio (Inter/ITA); Juan (Roma/ITA); Luisão (Benfica/POR); Thiago Silva (Milan/ITA).
VOLANTES: Felipe Melo (Juventus/ITA); Gilberto Silva (Panathinaikos/GRE); Josué (Wolfsburg/ALE); Kleberson (Flamengo).
MEIAS: Kaká (Real/ESP); Ramires (Benfica/POR); Elano (Galatasaray/TUR); Júlio Baptista (Roma/ITA).
ATACANTES: Luís Fabiano (Sevilla/ESP); Robinho (Santos); Nilmar (Villarreal/ESP); Grafite (Wolfsburg/ALE) .
Confira o perfil dos jogadores aqui!
Anônimo
14 de maio de 2010 at 10:37Oi, Letícia… Tudo bem? É a primeira vez que estou postando um comentário em seu blog, embora já o acompanhe há algum tempo… Confesso que o tema futebol me atrai. Sobre o Grafite, trata-se de um bom jogador, tem feito boas partidas no futebol alemão… Entretanto, se Dunga tivesse dado uma oportunidade ao Diego Tardelli, do Atlético Mineiro, também ficaria de bom tamanho. Mas, em minha opinião, a maior falta na seleção é mesma a do meia Paulo Henrique Ganso, do Santos, jogador técnico que poderia ser um eventual substituto do Kaká. Como você mencionou, resta-nos torcer… Grande abraço…
Letícia
14 de maio de 2010 at 10:41Olá, Geraldo!
Seja sempre muito bem-vindo e obrigada pelo comentário! Outro dia também visitei seu blog Memorial de Inverno e achei muita coisa interessante por lá!
Na verdade eu sei quem é o Grafite, foi só uma brincadeira com o auê todo que a convocação causou…. rs. Acho que ele poderá render bons momentos em campo.
Mas também concordo com você ao dizer que o Ganso poderia sim ser uma estratégia melhor que o Kaká.
Estou confiante no plano de Dunga. A gente torce mesmo é para que os jogadores dêem continuidade às expectativas que ele plantou, né….
Abraço!
Paulo Stucchi
17 de maio de 2010 at 19:54Oi Letícia. Parabéns pelo blog! Muito bonito! Qdo tiver um tempo, visite o meu: http://01umbigo.blogspot.com
Abração!
Letícia
19 de maio de 2010 at 22:44Olá, Paulo!
Como vai??
Obrigada pela visita! Agradeço e deixo as portas abertas para que visite sempre a página e sinta-se à vontade para participar com comentários, críticas e sugestões…
Um grande abraço!