O motivo da discórdia foi o tema do samba-enredo da Rosas de Ouro, “O Cacau é Show”, que devido à sua imediata associação à marca de chocolates “Cacau Show”, recebeu uma intimação de mudança da Rede Globo, que como transmissora oficial do desfile das Escolas de Samba não pode fazer publicidade direta ou disfarçada de qualquer conteúdo durante os desfiles de carnaval…
Com essa, o tema virou uma frase inteira e o refrão ficou “o Cacau chegou”…. Mas pense na reestruturação necessária para a escola, que tinha seu enredo definido desde Maio de 2009 e ainda vai passar por uma meia saia justa com a marca de chocolates, que é apoiadora da escola e terá uma ala especial, já que o próprio tema (agora ex-tema) era baseado no livro publicado pelo presidente da Cacau Show.
Não é a primeira vez que esse tipo de desacordo acontece. Até é compreensível, pois se fosse liberada a veiculação publicitária nos desfiles, então seria literalmente um ‘carnaval’ de marcas adentrando a avenida que nem as passistas iriam mais aparecer semi-nuas (nuas, vá!) de tantas marcas querendo cobrir seus corpitchos…. Mas acho que poderia sim ser aberta uma brecha, tipo uma cota de veiculação publicitária para cada escola… Afinal, porque os carros de F1 podem e as escolas de samba, não?!