A sobremesa imperdível da mesa de todo brasileiro em uma versão ainda mais abrasileirada…
Pavê é aquela sobremesa que dispensa introdução ou explicações. Todo mundo ama, de qualquer tipo ou sabor, e é sempre a piada preferida do tiozão nos almoços de família. Logo, dificilmente existe um Natal sem pavê na mesa de um típico brasileiro.
Eis que este ano eu resolvi ficar a cargo da sobremesa. E estava entre duas opções: prestígio de travessa ou pavê. Não teve jeito… O coração brasileiro falou mais alto! Mas decidi dar uma variada no sabor e sair do tradicional para o capuccino.
Então cacei várias receitas na web e encontrei uma no Almanaque Culinário que serviu e inspiração. Aí adaptei para a minha própria receitinha. Anota aí!
Receita: Pavê de Capuccino
Ingredientes:
- Creme:
- 5 gemas grandes (ou 8 pequenas)
- 1 e 1/2 latas de leite condensado
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 1 e 1/2 medidas (lata) de leite
- 4 colheres (sopa) de cappuccino em pó (receita no final)
- Cobertura:
- 5 claras grandes (ou 8 pequenas)
- 12 colheres (sopa) de açúcar
- 2 cremes de leite
- 2 colheres (sopa) de café cappuccino
- Montagem:
- 1 xícara de leite
- 1 dose de café expresso
- 4 colheres (sopa) de vermute/conhaque ou licor de cacau
- 1 e 1/2 caixa de biscoito tipo champagnepho
- 2 colheres (chá) de cappuccino em pó
Preparo:
- Creme:
- Em uma panela, coloque as gemas, o leite condensado, o amido de milho dissolvido no leite, e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar.
- Retire do fogo, separe em duas partes e em uma das metades misture o cappuccino até ficar homogêneo. Deixe esfriar.
- Cobertura:
- Em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 3 minutos. Transfira para uma batedeira e bata até dobrar de volume. Retire da batedeira e acrescente delicadamente o creme de Leite e o cappuccino. Reserve.
- Montagem:
- Misture metade do vermute com metade do leite, umedeça metade dos biscoitos nessa mistura e disponha-os em um recipiente.
- Sobre os biscoitos, espalhe a metade do creme de gemas sem o capuccino.
- Misture a outra metade com vermute com o restante do leite e adicione o expresso, umedeça os biscoitos nessa mistura e disponha-os em outra camada sobre o creme.
- Por cima, coloque a outra metade do creme de gemas com capuccino e, finalmente, por último, adicione a cobertura.
- Leve à geladeira por cerca de 4 horas e decore a superfície com o cappuccino (se quiser) no momento de servir.
DICAS:
- Como eu estou tomando anti-inflamatório, deixei o vermute e lado e fiz sem mesmo. E tudo bem! Ficou delicioso do mesmo jeito!
- Receita para o capuccino em pó caseiro: misturei 1/2 xícara de leite em pó com 3 colheres (chá) de café solúvel em pó (usei o expresso da Lor, que é delicioso) e 1 colher (sopa) de chocolate em pó e 1/2 colher (chá) de canela. Eu não adicionei açúcar porque a receita já tem bastante em outros ingredientes. Essa misturinha dá para toda a receita acima. E você também pode usar a mesma receita para fazer aquele delicioso capuccino caseiro prático e rápido!
Fonte: Almanque Culinário