A sobremesa ideal pra não sair atacando qualquer coisa quando bate aquela vontade de um docinho. Satisfaz e é uma delícia!
Chocolate é bom e não tem quem não goste, certo?
Imagine agora uma sobremesa cremosa e firme, com sabor de chocolate? Pois essa é a essência do fudge!
O fudge é originalmente um tipo de sobremesa tipicamente americana, suavemente doce, às vezes aromatizado com chocolate. A base dele é da mistura do açúcar, da manteiga, e do leite batidos e aquecidos em fogo-médio, ganhando uma forma cremosa. Pode ser usado em recheios para bolos ou, em uma forma mais firme, servido cortado em pequenos pedaços. Você vê disso em tudo que é canto dos EUA.
Maaaaas como toda receita, ela foi ganhando versões, adaptações e variações. E a diferença aqui nessa receita é que a nossa base não é tãoooooo gordurosa e doce quanto a base original, apesar de também ser um pouquito calórica (porém protéica!).
Primeiro eu testei uma versão base de duas receitas (aqui e aqui) que encontrei no Instagram. depois resolvi dar uma ousadinha e recheei meu fudge de prestígio (e ficou bom para CARAL**).
Nesse calorzão em que os chocolates estão todos derretendo e na geladeira ficam duros demais, é uma combinação ótima pra ter algo macio e saboroso. Sem contar que se você usar uma pasta de amendoim daquelas que vem pedacinhos, fica ainda mais interessante!
Mas pra quem quiser uma versão sem chocolate, tem essa opção aqui também do Beto Auge, que eu ainda não testei mas testarei em breve! Ela não leva chocolate ao leite na base, mas sim cacau em pó, aí ele aumenta a quantidade de pasta de amendoim e coloca também óleo de coco e mel pra dar uma adoçadinha.
Receita: Fudge de chocolate e pasta de amendoim
Ingredientes:
- 200 gramas de chocolate (preferencialmente meio amargo)
- 2 colheres de pasta de amendoim (usei Pronobis)
- Toppings a gosto (eu usei avelã e nozes, mas você pode colocar a variação que desejar)
Preparo:
- Derreta o chocolate no microondas. Depois, misture com a pasta de amendoim e se quiser toppings no meio do fudge, pode colocar tudo pra mexer também. Se não deixa pra adicioná-los depois.
- Mexa até homogeneizar bem. Coloque nos recipientes (usei forminhas de silicone), enfeite com seus toppings e leve para gelar (geladeira mesmo).
- Tá pronto! Só se deliciar!
DICAS:
- Para a versão recheada, eu coloquei a mistura apenas em metade da forminha e levei para gelar no congelador enquanto eu preparava o recheio (meia lata de leite condensado e umas 100gs de coco ralado – mexe bem e tá pronto!). Tirei do freezer e adicionei o recheio, cobrindo a seguir com o restante da mistura do fudge e um coco ralado só pra enfeitar. Aí leva pra geladeira e boa!
- Eu desenformo na hora de comer só por ser mais prático, mas depois de gelar você pode desenformar que ele não derrete.
- Fiz também alguns bombonzinhos em forma de gelo (com fundo de silicone pra facilitar a retirada) e foi uma excelenteeeeee ideia! Ficou do tamanho ideal para aquele docinho pós almoço pra acompanhar o café quando você sente que precisa de uma açúcar mas não quer abusar =)