.
“O Instituto Verificador de Circulação (IVC) – entidade que audita a tiragem, distribuição e circulação das publicações a ele filiadas – informou recentemente o crescimento em 5% na circulação de jornais diários no Brasil.”
Quem lê o parágrafo acima pode imediatamente imaginar que a notícia contraria a tendência e a crença de grande parte do mundo pela idéia de que a internet pode substituir definitivamente os meios impressos. De fato, a informação é promissora, mas não definitiva. É preciso avaliar outras características antes de tirar conclusões precipitadas.
Apesar do aumento, se levarmos em conta o fato de que no ano de 2007 o crescimento apontado foi de 11,8%, é possível notar uma queda gradativa na procura por periódicos a cada ano. Em contrapartida, o crescimento do número de pessoas com acesso à internet também foi expressivo: 78% nos últimos 2 anos (sendo que o fechamento com os dados de 2008 ainda não foram concluídos).
Com isso, voltamos ao ideal de que o universo digital está, aos poucos, ocupando o espaço que antes era completamente dominado pelo universo impresso. Ainda não é possível avaliar as reais mudanças desse processo, mas que ele já está acontecendo ninguém pode negar.
De uma forma ou de outra, os dados fazem a alegria dos anunciantes de plantão, que se bem planejados, ainda podem continuar contando com os impressos para angariar consumidores e divulgar a marca em larga escala.
Ainda assim, acredito que os impressos terão um lugarzinho garantido no futuro. Não há nada como ler um bom livro numa noite chuvosa, espiar uma revista no salão de beleza ou disputar o jornal com a sua mãe para ver a sessão de horóscopo antes que ele se torne o banheirinho de seu cachorro….