Essa semana o pessoal no trabalho resolveu desenterrar memórias. Memórias de tudo que era bom, fez parte de nossa infância, tornou-se inesquecível e deixa saudades. Cada dia é uma pérola diferente que vem à tona.
E o destaque do dia foi a Galinha Azul… Sucesso de vendas e de marca numa das melhores apostas da história da Nestlé.
Lembra do jingle: “Caldo Maggi – O Caldo Nobre da Galinha Azul!”?
E da sopa da Galinha Azul?
Se você não lembra, também não vai lembrar do restante….
O fato é que durante um longo período, o segmento de caldos de galinha para enriquecer o sabor de alimentos, com produtos vendidos na forma de tabletes, foi explorado e disputado por duas grandes marcas: o caldo Maggi e o caldo Knorr.
A Nestlé e a sua agência de propaganda na época, a Norton Publicidade, encontrarem uma estratégia de comunicação inteligente para resolver o dilema: a "Galinha Azul", uma galinha nobre, que, além de ser especial (sangue azul), ainda pudesse, pelas suas características, proporcionar um excelente "gancho" para estimular a lembrança da marca. Surgiu o personagem e o slogan "O CALDO NOBRE DA GALINHA AZUL", que viriam a se transformar em um dos casos de maior impacto e sucesso na comunicação brasileira.
A Galinha Azul deu origem a uma série de ações promocionais com distribuição de vários prêmios. Foi criada a "Dança da Galinha Azul", veiculada no programa Domingo Legal, do SBT, e um dos maiores sucessos do carnaval de 1989, quando a Maggi colocou o bloco da Galinha Azul na rua, com trios elétricos exclusivos.
Uma dessas ações foi a distribuição de um brinquedo em forma de galinha que ao ser pressionado para baixo, botava ovos brancos e azuis.
Até hoje quando vou ao supermercado procure, sempre com uma pontinha de esperança, a sopa da Galinha Azul…. Depois de Brown Cow ter retornado para as prateleiras, bem que ela poderia voltar também, né!
Leandro e Leonardo no auge do sucesso cantam Galinha Azul…
“De leste à oeste, de norte a sul, a moda é o caldo da galinha azulll…”
A Dança da Galinha Azul no Viva a Noite
(e a gente se dá conta de que o Gugu nunca mudou em nada ao longo dos anos..)
A Galinha Azul quer saber quem matou Odete Roitman
(sucesso na Globo)
Comercial Dia das Mães
Contribuição: Helen Leite
Unknown
20 de maio de 2011 at 21:37Eu tinha duas dessas galinhas de brinquedo! rsrs… Amava minhas "cocoricós"! E a musiquinha sempre embalava minhas brincadeiras!
Ô coisa boa relembrar!
Clá.
Letícia
20 de maio de 2011 at 21:38Ai, Cla…. Aquela sopa…. ainda sinto o gosto na boca sempre que lembro… Só resta a galinha e a musiquinha para consolar!!! rs…
Obrigada pela visita!!!
Beijo