Follow Us

Diário de Bordo: Westminster College, Salt Lake City, Utah, EUA

Relato do Módulo Internacional de MBA e Pós FPM – Westminster College (Strategic Global Leadership Course) – 03 à 12 de Julho de 2009.

1º DIA
Após três meses de planejamento e preparação, nossa viagem finalmente teve início. E a saída do grupo na sexta-feira, às 15h, no estacionamento da Faculdade, já começou com tudo! Após a sessão de fotos, carregamento de malas e despedidas, Larry esqueceu “ele mesmo” para fora do ônibus e ainda deu tchauzinho do lado de fora, enquanto Victor deu por falta da carteira alguns quarteirões adiante…
Tudo e todos à bordo, seguimos para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde mais dois integrantes, Madalena e Joilson, se uniram à turma. Próxima etapa: enfrentar filas… Check-in, Polícia Federal…. E no tempo livre enquanto o vôo não partia, passeio no free shop para uns e drinks para comemorar o início da viagem para outros. Fila final para o embarque e, finalmente, “See you later, Brazil!”. Nove horas de vôo com direito à música, TV, ronco e um “fanguinho gotosinho” especial para o JoJo…

2º DIA A conexão em Atlanta deu direito à duas horas na fila da imigração, passeio no trem do aeroporto, paradinha rápida para o lanche e embarque novamente. Mais três horas e meia de vôo até nosso destino.
Quase 24 horas depois de sair do Brasil e com 3 horas de vantagem no fuso horário chegamos em Salt Lake City, Utah, onde encontramos nosso anfitrião, o Prof. Jerry Van Os. O próximo passo foi localizar outro de nossos colegas, Walmir, que veio de Washington. Todos agrupados, partimos em duas vans, enquanto Victor (nosso motorista exclusivo) levava outros de nós no carro alugado pelos meninos, todos ansiosos para conhecer Westminster College.
Jerry fez uma “breve” primeira apresentação das instalações de Westminster, deixou todo mundo com água na boca e liberou o grupo para que todos pudessem se instalar em seus dormitórios e descansar da longa viagem. Mas descansar era a última coisa que passava por nossas mentes eufóricas naquele semana… O pessoal imediatamente se trocou e foi fazer a ronda de reconhecimento pelos arredores.
A Westminster College fica localizada a três quarteirões do Sugarhouse Park, um grande parque ecológico com espaço para prática de esportes, lazer ou simplesmente descanso com os amigos e familiares. Do outro lado da rua fica o Sugarhouse Mall, o shopping do bairro e parada obrigatória para boa parte do grupo.
Mas o final do dia reservava uma atração a mais para aqueles que quisessem conhecer a cultura local: “4th July Firework – Fogos de Artifício de 4 de Julho”. Chegamos em Salt Lake City em pleno Dia da Independência Americana, e era nítido o patriotismo da nação em todas as portas das casas que hasteavam orgulhosas suas bandeiras, ou na grande massa que lotou o Sugarhouse Park para conferir os fogos no anoitecer.
3º DIA Para iniciar o Domingo, Jerry e sua adorável esposa, Joanne, prepararam um delicioso café da manhã repleto de variedades: café, leite, suco, frutas, iogurte, bagles doces e salgados e muffins. Depois de todos se abastecerem, partimos para um passeio em Park City.
A primeira parada foi em Utah Olympic Park. Em 2002 Utah foi o palco das Olimpíadas Mundiais, por isso os locais de esportes são pontos fortes na região.
Depois seguimos para Park City, cidade turística em que, aos domingos, acontece uma feira livre em plena Main Street. Entre várias fusões culturais, encontramos um grupo tentando apresentar o nosso samba, com direito à passistas caracterizadas e tudo…
Apresentações à parte, subimos pela Main Street conhecendo todos os seus pontos, inclusive o cinema que serve de palco para o Sundance Festival, um grande evento no universo cinematográfico, idealizado para homenagear o filme Butch Cassidy and the Sundance Kid, estrelado por Robert Redford. Após o almoço e na volta para Salt Lake, Jerry fez uma parada no Tanger Outlet Mall, e descobriu que nosso grupo era formado por ávidos consumidores…
De volta ao campus da Westminster, enquanto alguns descansavam, outros foram ao supermercado, e aqueles que ainda agüentavam caminhar após a longa jornada do dia ainda encontraram tempo para mais um passeio pela vizinhança.

4º DIA O café da manhã (muffins, café, leite, chá, suco) foi cercado pela expectativa da primeira aula, que foi orientada por Jerry em um bate-papo sobre a Westminster College e uma visita mais detalhada pelo Campus.
Após o almoço (Lanche de croissant recheado com queijo, presunto, tomate, verdura e afins, limonada, água, suco e sobremesa) o grupo participou de uma discussão sobre o caso da Nu Skin, uma empresa focada no segmento de cosméticos, saúde e nutrição, com sede em Provo, Utah. Após o debate, fomos para o laboratório de informática fazer um teste de liderança para a aula de 4ª Feira da Professora Melissa Koerner.
O final da tarde nos presenteou com um Barbecue de boas-vindas, para o qual Jerry também convidou alguns estudantes da Westminster College que participaram do Módulo Internacional no Brasil. E após o churrasco, o grupo fez a pardinha costumeira no Sugarhouse…
5º DIA O café da manhã (cookies, café, leite, chá, suco) foi a introdução para a aula de Global Strategy com o Dr. Michael Glauser, que abordou a questão dos novos grupos econômicos mundiais e as estratégias de negócios no século XXI, relembrando conceitos de planos de negócios e empreendedorismo. O Professor Mike (como nos permitiu chamá-lo) exemplificou seus conceitos com o caso Gore e vários empreendedores de sucesso pesquisados para a publicação de seu livro.
Almoçamos (salada, tabule, pães, água, limonada, suco e torta de limão) e fomos para a visita técnica à sede administrativa da empresa Mona Vie, fundada há 3 anos em Salt Lake City, com três pólos de produção espalhados pelo estado, sendo um deles na cidade, e que utiliza matéria-prima brasileira. A Mona Vie produz um blend de 18 frutas cuja principal base é o nosso Açaí. Nossa condutora na visita foi Emília, uma brasileira nascida em Fortaleza que vive há 8 anos nos EUA. Após a visita aos departamentos, ela nos encaminhou para a sala de apresentações, onde pudemos visualizar mais detalhadamente o processo de produção da linha de produtos Mona Vie e conhecer também o projeto social da empresa – The More Project, que visa fornecer educação, saúde e bem-estar para crianças de uma favela no Rio de Janeiro, como uma contrapartida à extração de matéria-prima brasileira.
À noite Jerry e sua esposa nos levaram para assistir um Jogo de Baseball: The Bees x The Tacomas. Foi uma experiência muito interessante, já que o baseball não é um esporte comum no Brasil. Letícia e Madalena conseguiram até autógrafo de Francisco Rodriguez, o jogador 26 dos Bees, e todo mundo acabou levando alguma lembrança do time para casa, fazendo a festa na loja do Spring Mobile Ballpark. “Go Bees!”
6º DIA O café da manhã foi um apetitoso strudell de maça com café, leite, suco e chá. Nossa professora do dia foi a Dra. Melissa Koerner, que ministrou a disciplina de Leadership in a Global Economy. Provavelmente a parte mais esperada da aula foi o resultado do teste de liderança que realizamos no laboratório de informática, com informações completas sobre o perfil de cada um, pontos fortes e pontos a serem melhorados. E para finalizar o período Professora Melissa exibiu um vídeo em que o exemplo chave é o regente de uma orquestra, o único músico cujo trabalho não é produzir som algum, mas sim, estimular os outros para que o façam em plena harmonia, através de uma grande lição de liderança.
No almoço, sanduíche turco, uma novidade em alta nos EUA (segundo Jerry), limonada, suco, água e brownie de sobremesa.
À tarde a Professore Melissa prosseguiu com sua abordagem de liderança através de uma palestra com Jeff Jensen, um alumni (ex-aluno) da Westminster que hoje é um empreendedor de sucesso que faz negócios em todo o mundo. Seu trabalho consiste em transformar empresas falidas em empresas de ações públicas, e quando o empreendimento está novamente nos trilhos, ele sai fora em busca de novos alvos. Entretanto, se no meio do caminho ele percebe que o negócio pode ser realmente inovador e promissor, eventualmente investe como sócio para que o empreendimento prospere, como é o caso do aparelho Nextfit, uma espécie de pen-drive utilizado pelos mais famosos personal trainers que contém os programas de acompanhamento físico e outras ferramentas úteis na profissão.
No final da tarde a veia consumista da turma levou todos para uma segunda visita até o Outlet Mall e ao Sugarhouse…

7º DIA No café da manhã, bolinhos de nozes deliciosos, café, leite, chá e suco.
A aula do dia foi Global Marketing Issues, orientada pelo Dr. Brian Jorgensen. O Professor colocou em pauta os principais conceitos do marketing e suas características mais relevantes perante um cenário global: tipos de ações, públicos, posicionamento, marca. Para exemplificar utilizou casos de produtos e anúncios que não se encaixam em determinadas culturas mas não recebem tratamento diferenciado, perdendo mercado e público por falta de planejamento.
Para o almoço, macarrão tailandês, limonada, suco e água. Em seguida, nos reunimos para a foto oficial da turma em frente ao prédio principal da Westminster College.
À tarde Jerry nos levou para um tour em Salt Lake City. Pegamos o Utah Trax, o trem da cidade, e passamos por alguns dos principais pontos, como o Utah Jazz Arena, que também foi palco das Olimpíadas em 2002, a Temple Square, a Biblioteca Pública e a Pacific Union Railroad, antiga estação de trem da cidade, onde aconteceram passagens históricas da região, entre elas um massacre nos tempos de tiroteio da cidade. Enfim, pelas portas da Union Pacific entramos no The Gateway, outro grande shopping a céu aberto da cidade. E a primeira parada do grupo: The Apple Store.
No caminho de volta Walmir esqueceu de saltar do trem e foooi embora para a próxima estação… Depois voltou…. Alguns tiveram pique para dar a voltinha costumeira no Sugarhouse, enquanto outros foram aproveitar a piscina da Westminster.
À noite, um jantar de confraternização do grupo no Lone Star, uma lanchonete/bar perto da Westminster College que virou ponto de referência para alguns do grupo… Mike e Alexis, garçom e garçonete do lugar, já eram praticamente da turma! Depois de todos fazerem seus pedidos para uma boa refeição com tudo que um restaurante texano tem direito, os professores Paolo e Marta propuseram uma atividade de integração para a turma, que acabou se tornando um dos pontos mais altos da viagem. Mais do que uma atividade de integração, o bate-papo foi um momento intenso de conhecimento (de si e dos outros) e de estreitamento dos laços entre o pessoal. Afinal, durante uma semana fomos uma família, 24 horas por dia juntos.
Apesar da viagem estar chegando ao fim, nesse dia todos voltamos para ‘casa’ com uma sensação de satisfação e vitória por tudo que alcançamos juntos até aqui. Uma viagem especial construída com pessoas especiais.

8º DIA Após um café da manhã com croissants, café, leite, chá e suco, o Dr. Aric Krause fechou a semana com uma brilhante aula de Global Economy. Ele abordou os conceitos da economia global e pontuou paralelos e comparativos entre a economia americana e a brasileira. O Professor Aric esclareceu o ponto de vista americano sobre a crise mundial e apontou o Brasil como uma das novas potencias econômicas mundiais, afirmando que ainda estamos no início do crescimento, que deve alcançar índices bem mais altos em um espaço de tempo menor que o caminho traçado pelos EUA no decorrer da História. Para finalizar a aula, também quis ouvir o ponto de vista dos brasileiros sobre as diferenças econômicas entre EUA e Brasil através de nossa percepção durante a estadia em Salt Lake City e no cenário mundial.
Depois do almoço, um lanche de filé de frango com suco, limonada, água e sobremesa, fomos visitar a Salt Lake Chamber of Commerce. A Câmara de Comércio da cidade é responsável por sustentar e gerenciar as ações comerciais entre empresas que desejam se instalar na Cidade ou empreendedores que querem abrir novos negócios, bem como também zelar pelas relações comerciais com outras cidades, estados e países. No prédio funciona também a Wolrd Trade Center de Utah.
De volta para os dormitórios, todos foram se preparar para o Jantar de Encerramento e Entrega dos Certificados do Curso.
Jerry preparou um jantar especial para o grupo e nos pediu para assinar sua camisa do Brasil, que elogiamos durante o Tour em Salt Lake City. Depois do Jantar, Jerry discursou sobre a semana e deixou todo mundo (todo mundo mesmo!) emocionado… e muitas lágrimas escorreram durante a entrega dos certificados. Aquele momento representou para cada um ali presente uma conquista que poucos, até então, tinham ousado imaginar. Nenhuma palavra poderia descrever o que sentimos ali… Talvez apenas o forte abraço de Jerry em cada um de nós.
Findada a cerimônia, alguns foram arrumar as malas (atividade que para muitos foi madrugada adentro!), outros foram fazer as compras finais, e outros ainda foram para uma última despedida no Lone Star.

9º DIA
De manhã, últimas arrumações e divisões de malas para caber tudo (Quase que o Jerry teve que arrumar uma 3ª van para nos levar até o aeroporto!). Para as meninas, última caminhada completa no Sugarhouse Park.
Antes da partida final, Jerry nos brindou ainda com um último café da manhã especial: Donuts e café com leite. Mais americano que isso para encerrar a viagem, impossível! E nosso amigo Towers, empolgado, embalou todo o caminho de volta com seu inconfundível “Let’s Go, Guys!”…Todos satisfeitos, malas prontas e horário apertado, fomos rumo ao aeroporto. No caminho, os últimos vislumbres das montanhas que encantam o olhar para qualquer lado da cidade que se dirija, a sensação do fim ainda meio estranha no ar e o sentimento de conquista acalentando os corações. Jerry disse no começo da semana que queria fazer de Salt Lake um lar para nós durante a estadia. Sem dúvida alguma ele o fez…
No aeroporto, uma despedida silenciosa (com exceção do Towers…), em que se disse tudo em poucas palavras ou num abraço. Fila para o Check-in, vôo 15 minutos atrasado, fila na Polícia Federal e… Letícia fica retida por causa da bola de neve do irmão…. Desce, faz Check-in de novo, troca bugiganga na mala para não pagar multa, Polícia Federal de novo… Agora sim, tudo certo!
Povo no avião, avião saindo…. Pára tudo! Falha no motor… Atraso de mais meia hora para consertar… E o vôo finalmente parte com uma hora de atraso. Espírito preparado para mais 24 horas viajando… E mais uma última espiadinha lá de cima em Salt Lake City, a cidade plana entre as montanhas…
Conexão em Atlanta, duas horas perdidas no fuso horário, trem para o terminal do próximo vôo, parada rápida para comprar um lanche, fila para esperar o embarque… Uma excursão voltando da Disney no mesmo vôo… Embarcamos… Música, TV, ronco, “fanguinho gotosinho”…

10º DIA De volta ao Brasil e à realidade. Me lembro de alguém brincar quando descemos no aeroporto: “Agora coloca a mochila na frente, já estamos no Brasil…”.
Menos outra 1 hora no fuso horário. Parada obrigatória no free shop para as últimas e definitivas compras. Na fila da alfândega, os meninos e suas muitas malas retidas. Alguns escaparam com documentos, outros com sorte, mas todos sãos e salvos!
Chama o motorista do microônibus, carrega as malas (o triplo de mala da ida…). Mais cerca de 1 hora até a FPM… Gravação de fotos no pen-drive dentro do ônibus… Saudades de casa apertando… Saudades enormes do nosso arroz, feijão, bife e ovo frito!
Chegamos à FPM, familiares vieram nos buscar, outros voltam por conta própria. Mas todos com a mesma certeza de ter vivenciado uma experiência única durante uma semana inesquecível… E, por que não, já planejamento a próxima ida…
Nossos agradecimentos especiais ao Jerry, que foi o melhor anfitrião e amigo que poderíamos ter, à toda equipe da Westminster que colaborou para nos proporcionar uma semana única, aos professores Marta e Paolo por todo suporte e dedicação que tornaram a viagem possível, e à todos os nossos companheiros de viagem, que foram durante esses dez dias mais do que amigos, formando uma grande família…