Follow Us

Dia 09 – Las Vegas > Lake Mead > Hoover Dam > Kingman

Com Vegas muito bem aproveitada, é hora de deixar a cidade das luzes no retrovisor e partir rumo ao Grand Canyon… Mas não sem antes enfrentar uma boa dose de estrada e paisagens lindas em Lake Mead e Hoover Dam…

Depois de uma diária e tanto em Vegas, acordamos praticamente na hora do almoço… Deixei o Maurício descansar enquanto resolvia algumas tarefas do trabalho e, na sequência, aproveitamos para passar na Best Buy olhar algumas coisitas.

Depois decidimos encontrar um lugar bacana para almoçar antes de pegar a longa estrada, com pelo menos umas 3h rodando… Como o dia já estava praticamente perdido, era melhor pegarmos leve hoje e aproveitar mais amanhã nos Canyons.

Com isso, a programação ajustada ficou:

• 10:00 – Café da manhã
  • 12:00 – Lake Mead
  • 15:00 – Hoover Dam
  • 18:00 – Kingsman

Mas já deu pra notar que queimamos a programação já cedo, né…

Bora lá ver como foi então!

ALMOÇO NO OLIVE GARDEN

Ainda em Vegas, encontramos um Olive Garden no complexo Canyon Point, e claaaaro que fui lá matar a saudade do meu fetuccine Alfredo favorito e dos melhores pãezinhos do mundo…

O cardápio do dia também dava direito à uma Zuppa, e claro que me fartei… rs… Por fim, pedimos um café, que seria beeeeem necessário para pegar a estrada de barriga cheia. Mas aquilo parecia mais uma água com corante hahaha…. Saudades do café brasileiro!

Estando ali, aproveitamos checar em algumas lojas se encontrávamos os jogos de tabuleiros que alguns amigos pediram… Nada…. Então aproveitamos o caminho e passamos no Boca Park, mas nada também. Nessa brincadeira, saímos de Boca Park às 14h40….

LAKE MEAD

Pegamos a estrada e partimos rumo à Lake Mead. Seguimos a dica natural de conhecer o Grand Canyon por South Rim, o lado mais belo, e por isso o trajeto por Lake Mead era a estrada mais indicada e mais simples.

Além disso, na entrada do Parque teríamos a oportunidade de comprar o nosso passe anual, que dá direito a entrar em todos os Parques Naturais dos EUA. Era a opção com melhor custo benefício para o nosso roteiro. O Annual Pass custa USD 86,60 por veículo e dá direito à entradas ilimitadas em mais de dois mil parques americanos durante um ano inteiro. Ou seja, super compensa! Na nossa lista passaríamos por, pelo menos, quatro parques. Eu fiz a conta da compra individual e ainda compensa o passe anual. Só Death Valley e Grand Canyon já somariam, juntos, USD 50. E detalhe: achávamos que era por pessoa, mas quando ela cobrou um passe pelo veículo, já começamos a planejar no que gastaríamos os outros oitenta dólares. hahahaha… O passe é válido para até quatro pessoas por veículo. Se estiver mais mais, basta pegar um adicional. Eu tentei comprar antecipadamente no site, mas não rolou. E é muito simples na verdade: você pode adquirir  o passe no posto florestal de entrada de qualquer um dos parques nacionais.

Nem era nossa intenção ir para Lake Mead na verdade… Acontece que ele ficava no trajeto mais curto do nosso caminho. E que bom que isso aconteceu, pois foi uma experiência muito prazerosa!

O Lake Mead é o 16º maior lago artificial do mundo e o maior lago artificial dos Estados Unidos. Foi criado pelo represamento das águas do rio Colorado para a represa Hoover Dam – pra onde iríamosna sequencia – e está localizado na fronteira entre os estados de Nevada e Arizona. Com uma beleza única, o lago ocupa uma área de 1,5 milhões de hectares e aproximadamente 1.320 quilômetros de costa.

Lembro de ter lido isso em algum lugar: “É difícil acreditar que esta grande beleza está apenas a poucos quilômetros da agitada Las Vegas. Enquanto a cidade do entretenimento se destaca por suas construções, a paisagem natural do Lake Mead se contrasta, tornando-o ainda mais surreal.”…. Mas é a mais pura verdade! Conforme você se aproxima de Lake Mead que desponta no horizonte conforme você desce as montanhas, é literalmente como encontrar um oásis de águas límpidas em meio ao deserto. Encantador. Tanto que foi uma das paisagens que mais nos encantaram em todo o trajeto.

O lago é rodeado por rochas vermelhas de arenito e por rochas negras de lava no Black Canyon, que tem cerca de 1.6 bilhões de anos (embora alguns dos montes tenham ‘apenas’ 6 milhões de anos). Nas rochas e montanhas que cercam o lago é notável uma marca branca lembrando um ‘rodapé’. Esta mancha nada mais é que a marca deixada pela diminuição do nível da água. É uma mistura de beleza e preocupação com o futuro da região.

O lago abriga muitas espécies de animais e plantas, sendo algumas exclusivas da região. Fornece uma ampla variedade de atividades recreativas, incluindo canoagem, mergulho, esqui aquático, natação, pesca esportiva, passeios de lanchas, jet ski, barcos, balsas e até mesmo cruzeiros. A tranquilidade à sua margem o torna ideal para caminhadas, passeios de bicicleta, rafting, piqueniques, encontros e muito mais.

E nós decidimos aproveitar! Como precisávamos mesmo fazer o Dump, aproveitamos pegar informações de algum ponto disponível com a guarda florestal. Fizemos duas paradas até o ponto para tirar fotos e lá encontramos uma estação completinha para motorhomes… Deu até vontade de pernoitar, mas ia nos atrasar demais….

Com o dump feito, retornamos um pouquinho só para ir até a Boulder Beach, uma das áreas “praianas” do lago. E que vista linda…. Dava para ficar ali até o anoitecer tranquilamente… Que delícia sentir alguma umidade em meio à tanto deserto.

De lá, já com o relógio nos apertando, seguimos para Hoover Dam antes que o Parque fechasse por hoje.

REPRESA HOOVER DAM

Chegamos na represa às 17h30, no talo. Na entrada há um forte esquema de segurança. Eu, que nunca tinha sido parada pela polícia em lugar nenhum, fui parada antes do trecho de entrada à Represa. Nos fizeram descer do Motorhome e vasculharam tudo, do interior aos porta-malas. E avisaram que a represa fecharia em breve e que não era permitida a permanência após 19h.

Revistados, seguimos. É um trecho de mão dupla sem acostamento e com um trânsito mais ou menos, talvez por conta do horário que pegamos.

Considerada Monumento Histórico Nacional dos EUA, a Hoover Dam é uma obra de engenharia impressionante. Construída entre 1931 e 1936 para servir de reservatório e abastecimento aos estados de Nevada e Arizona, a usina foi fundamental para o desenvolvimento de Las Vegas, que na época era apenas uma pequena cidade começando nos negócios de cassinos. A obra atraiu 21 mil operários ávidos por trabalho e, nos momentos de folga, diversão em Vegas.

A Hoover Dam tem 220 mil metros de altura da fundação até a crista e você poderá conhecer toda essa grandiosidade em detalhes. Dois tipos de tour estão disponíveis: Hoover, mais longo e completo, com duração de uma hora; e Powerplant, com metade do tempo de duração. Os dois levam os visitantes a conhecerem a fundo a usina. Você descerá até as turbinas, verá uma paisagem incrível do mirante e terá acesso aos vídeos e à exposição interativa sobre a construção.

Nós escolhermos a visita simples (que é gratuita), até pelo horário, em que já nem havia visita completa disponível. Imaginei que pegar a Represa no fim do dia ia deixar a vista mais sem graça, mas me enganei redondamente. O cair da noite deu um ar ainda mais especial ao lugar.

A construção é impressionante e o complexo é lindo, inspira história… Dá para passar horas admirando os detalhes e tentando imaginar a força das águas que corre por toda aquela extensão.

Saímos de lá quase 19h e seguimos rumo à Kingman, nosso destino de pernoite. Quase duas horinhas de estrada e chegamos ao estacionamento de mais um Wallmart, que por uma noite seria nossa casa.

A cidade tem pouco mais de 26.000 habitantes, bem tranquila e pacata.

Aproveitei pra trabalhar um pouco e descansamos cedo na intenção de pegar a estrada cedinho no dia seguinte, rumo ao Grand Canyon.

——————————————————————————————————————-

ROTEIRO COMPLETO
 >> Para conferir o relato completo navegue pelo roteiro AQUI

FOTOS >> Para ver mais fotos espie os destaques no meu perfil do instagram: @leticiaspinardi