Follow Us

Deu Rio 2016….

A comitê brasileiro para as Olimpíadas de 2016 tanto fez que conseguiu…

Depois da Copa de 2014, Rio de Janeiro acabou de ser nomeada cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016. E se o Brasil sempre arruma um motivo pra fazer festa, claro que esse não iria ficar de fora…

Lula representou muito bem o país e do seu jeitinho “tipicametne brasileiro” soube colocar argumentos plausíveis para a desefa da candidatura. O vídeo de apresentação, por sua vez, abusou do emocional para mostrar as riquezas do país. Claro que é uma honra receber um evento dessa grandeza em nosso país, justamente por sermos conhecidos por nossa mistura cultural e de pessoas, e o famoso “calor humano” que os brasileiros tem.

Mas a grande questão ainda paira no ar, e agora, com a decisão oficial resolvida, ela fica ainda mais forte e preocupante: qual será o real impacto dessa ‘aventura’ para o povo brasileiro?

Não se pode negar que o país terá muitos benefícios com a vinda do mundo par ao RJ, mas será que temos realmente condições de redirecionar um investimento tão alto para esse fim quando ainda há tantas pessoas morrendo de fome, enchentes e centenas de desabrigados no sul, um sistema de ensino tão deficitário e tantos outros problemas que conhecemos melhor do que ninguém?

Não é me colocar contra a decisão, pelo contrário, é algo emocionante sim! Mas não se pode ignorar os fatos! Agora, com todas as atenções governamentais voltadas para essa preparação histórica serão esquecidos os nossos problemas reais e imediatos? Teremos um país que está trabalhando para mostrar ao mundo suas qualidades (que só vão surtir real efeito no longo, mas bem looongo mesmo, prazo) e correndo o risco de ter um declínio interno tão forte quanto seu desejo de ser popular?

Ainda há muito para se falar sobre o assunto e muita água vai rolar, mas é preciso mais do que colocar na balança os prós e contras. É preciso aproveitar essa oportunidade para mostrar o real valor e potencial de nosso país, com governantes que se preocupam com o futuro sem esquecer-se do presente de sua nação… Aí sim teremos ainda mais orgulho em dizer: “eu sou brasileiro! (e não desisto nunca!)…”

A oportunidade está ainda, vivemos um momento de ápice econômico, cultural, político e social perante o mundo. Mas de nada ainda ser ‘uma bela viola por fora e um pão bolorento por dentro’. Precisamos curar todos os males pela raíz, tornar todo esse movimento de transformação em algo único e memorável. Lula tem grande parte do mérito por uma boa fatia dessas mudanças, mesmo com todas as críticas aos seus mandatos. Mas é preciso continuar sempre, e para melhor. E com as eleições presidenciais em vésperas de acontecer, 2010 promete ser um ano bem movimentado…


.
P.S. : Será que agora o mundo aprende a falar um pouquinho de “brasileiro”
, já que todo o universo precisa saber o inglês?
.
P.S.2 : Será que Obama vai levar a derrota de Chicago para o lado pessoal???
.
P.S.3 : Será que ainda dá tempo de incluir mais essa no filme antes do longa sobre o Lula ser lançado???
.
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *