Talvez você já conheça essa história. Talvez não…
Mas quando reconhecemos os heróis da vida real, não podemos simplesmente deixá-los passar em banco. Ele pode ser um estranho que dá seu lugar no metrô à uma grávida, uma criança que ajuda um idoso a atravessar a rua, ou simplesmente alguém que sorri para você na rua no pior dia da sua vida. Só quem é salvo compreende o valor de um ato heróico. Imagine então 669 crianças salvas do holocausto…
Pois essa é a história do herói Sir Nicholas Winton, responsável por organizar uma operação de resgate que salvou 669 criançasde campos de concentração nazista. Elas foram levadas em segurança até a Inglaterra entre os anos de 1938 e 1939.
Depois da 2ª Guerra Mundial o feito de Nicholas permaneceu desconhecido. E só em 1988 sua esposa Grete descobriu um velho livro de 1939 com os nomes e as fotos de todas essas crianças.
A reportagem a seguir, preparada pelo Globo Repórter, conta a história de Sir Nicholas. Destaque para o tempo de 6 minutos e 31 segundos do vídeo, quando ele recebe uma homenagem emocionante em um programa de TV inglês. É como se sentem os heróis da vida real ao descobrirem o valor de seu ato para quem foi salvo por eles….