Follow Us

Uma Skatista Radical

Uma Skatista Radical

A pequena Larissa colocou o skate do topo do esporte brasileiro durante as Olimpíadas de Tokyo. Mas existe muito mais por trás dessa categoria ainda tão subjugada do que se pode imaginar.

Em Uma Skatista Radical, skate é a plataforma que permite à muitas crianças sonharem com uma vida diferente e ter mais alegria em meio a vida simples e as vezes dura do Rajastão.

Numa cultura em que elas, mais uma vez as mulheres, são fadadas a se casar e ser uma boa dona de casa desde muito muito cedo, é na pista de skate que a indiana Pryrna encontra sua liberdade.

Tudo começa com a visita da Londrina Jessica que vai até uma vila no interior da Índia para se conectar com das origens do pai indiano. E é lá que ela acaba encantada com a simplicidade e pureza das crianças locais. É também Jessica que apresenta aos pequenos o skate e acaba por criar um verdadeiro reboliço cultural, com crianças ensandecidas andando de skate por toda a vila e até mesmo uma revolução inspirada em Mahatma Gandhi que os pequenos lideram em prol do direito de andar de skate.

Ahhh, esse pequenos desde tão cedo ensinando lições valiosas…

Essa ligação forte faz com que Jessica desista de uma promoção no trabalho para estender sua permanência e construir a que se tornaria uma das maiores pistas de skate da Índia, patrocinada por ninguém menos que a Rainha local.

Mas a dura cultura doutrinada leva o pai de Pryrna, uma promissora e sonhadora skatista, a proibi-la de praticar o esporte e ser prometida em casamento, com cerimônia a ser realizada exatamente no dia da primeira competição de skate da Índia.

Mas é claro que, como bons rebeldes que são, eles dão um jeito de ajudar a irmã a fugir do casório para uma última voltinha de skate com direito a drop e tudo.

Quantas meninas têm a oportunidade de sonhar assim em países tão simples quanto a Índia. Ou ainda pior, em realidades absurdas como temos visto voltar ao Afeganistão após a retomada de poder pelo Talibã?…. É surreal acreditar que ainda vivemos isso.

Um filme belo e cativante que traz uma mensagem de paz em forma e entretenimento. Tem na Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *