.
Já que o assunto do momento é Denis Lehane….
.
“Sobre Meinos e Lobos” conta a história de três amigos de infância – Jimmy, Dave e Sean – que têm suas vidas mudadas para sempre numa tarde de verão, e após anos se vêem assombrados pelos traumas do passado.
Numa tarde dos anos setenta, os três garotos são surpreendidos por dois sujeitos que se fazem passar por policiais. Um deles, Dave, é levado por homens e abusado sexualmente por dias. Vinte e cinco anos depois, os três se reúnem novamente às voltas da trágica morte da bela bela filha de Jimmy, crime que Sean precisa investigar e do qual Dave é o principal suspeito.
A história se passa às margens do Mistyc River (título original da obra), que testemunha toda a trajetória das personagens numa trama emocionante, cheia de mistérios e surpresas, que trata mais do que simplesmente a relação de três amigos, mas as relações humanas em si, com seus conflitos e desilusões.
Jimmy Markus representa o típico garoto-problema. Nasceu, cresceu e viveu em meio à violência. Aos dezessete anos, já chefiava seu próprio bando. Ao sair da prisão, se depara com seu mais assustador desafio: cuidar de sua filha pequena, Katie. Casa-se novamente e torna-se um comerciante e homem de família com histórico criminoso. Ele guardava um amor incondicional por sua família, e quando Katie, seu maior tesouro, é brutalmente assassinada, fica arrasado. Revoltado e dominado pelo desejo de vingança, decide fazer justiça com as próprias mãos, mas atormentado com a possibilidade de Dave ser o assassino de sua filha, acaba cometendo um grande erro, com o qual terá de viver pelo resto da vida. Jimmy tinha consciência de seus atos, mas a fúria que corria em suas veias sempre superava a razão e sensatez que haviam nele.
Dave Boyle era um garoto solitário. Não desgrudava de Jimmy por um só segundo, talvez porque sentisse nele alguma forma de proteção, de suprir suas carências, já que Jimmy era um dos poucos que lhe davam atenção. Era também o mais ingênuo dos três, e por isso foi levado pelos dois farsantes. Escapou, mas jamais conseguiu se livrar dos traumas que ficaram. Ele era o “Menino Que Escapou dos Lobos”. Cresceu, tornou-se um homem casado e com filho, mas que não esconde a imagem de um sujeito atormentado pelo passado. E é justamente esse passado passado que o leva a cometer um crime na mesma noite do assassinato de Katie, em defesa de um garoto e até de si próprio, daquilo que ele temia se tornar: um “Lobo”. Mas na tentativa de se salvar daquilo que lhe causava mais medo, ele acaba encontrando a morte nos olhos de seu grande amigo Jimmy.
Sean Devine era o mais sensato dos três. Contava com uma estrutura familiar e condições de vida melhores do que Jimmy e Dave, o que contribuiu par ao seu afastamento. Ele cresce e se torna um policial da Divisão de Homicídios, encarregado de investigar o assassinato de Katie.Sean era uma policial brilhante e encontra ali seu maior desafio:mais que um caso, ele teria de lidar com o passado jamais esquecido. Ao mesmo tempo, precisava resolver sua vida amorosa: sua mulher Lauren, grávida, o abandona por seus constantes conflitos e desentendimentos. Só quando vê a morte de perto ele percebe que deveria tomar uma atitude, e procura a mulher e a filha para dizer o quanto as amava.
Três amigos que têm sua relação abalada para sempre por um golpe de crueldade do destino. O livro retrata uma sociedade amarga, rodeada pela violência. Uma sociedade realista, crua e sem disfarces, à qual damos tão pouca atenção.
A narrativa conta ainda com muitas outras personagens, todas muito importantes para o decorrer da história, sobretudo para o surpreendente desfecho, em que o autor analisa as conseqüências de uma arma nas mãos de dois garotos curiosos, e aborda ainda a questão de como fazer justiça com as próprias mãos pode ser um tanto contraditório, tão grave quanto o próprio crime que a desencadeou.
Numa linguagem clara e objetiva, o autor constrói uma atmosfera forte e envolvente, descrevendo com maestria os sentimentos das personagens, permitindo que o leitor se identifique com cada um deles, afinal, todos temos um pouco de Jimmy, Dave e Sean, suas angústias e frustrações, medos e dúvidas.
Uma história intrigante e surpreendente, “Sobre Meninos e Lobos” é uma obra que mexe com o leitor e relata as relações humanas e a realidade à nossa volta de uma maneira inigualável, prendendo a atenção do leitor do início ao fim, e sugerindo uma reflexão sobre a sociedade em que vivemos e nossas atitudes em meio à ela.