O Twitter anuncia: a partir de agora oferecerá aos anunciantes ‘tweets promocionais’.
Até que demorou para acontecer…..
Durante muito tempo o fundador do Twitter foi contra qualquer inclusão publicitária no microblog, mas parece que foi vencido pelos ideais do co-fundados e de toda uma corja por trás dos bastidores de seu negócio. E, claro, quando ele sentir o gosto do dinheiro, vai ficar ainda mais empolgado, provavelmente…..
De acordo com Biz Stone, as mensagens não terão uma linguagem tradicional, e sim uma abordagem que se identifique com o estilo dos usuários e se enquadre nos temas tratados. Aparecerão apenas nos campos de busca, quando os usuários digitarem o termo e este coincidir com o nome do produto ou marca postada pelo anunciantes. Para não assustar, o pontapé inicial deverá ser mais lento e prudente, mas empresas como a Sony Pictures e Starbucks já assinaram contrato para exibir suas marcas. Dizem ainda que se o teste não for satisfatório, poderão rever sua decisão e até mesmo cancelar a idéia, tudo depende de como será o período de ‘testes’.
Claro que fatores financeiros à parte, eu me pergunto de que forma a inclusão publicitária no microblog vai contribuir para o propósito com que foi criado. Hoje, sem cobrar taxas ou elaborar contratos, as empresas que estão realmente antenadas com o público contemporâneo já estão há muito tempo tirando proveito das oportunidades e portas que o twitter oferece. Além disso, interagir com o público é um dever das empresas que querem permanecer no hall da competitividade e proximidade, sobretudo na era em que o atendimento personalizado pode ser muito mais eficaz do que a venda em massa. Novamente a tendência de que qualquer coisa gere algum lucro para os envolvidos acabou tomando conta também do canal, mas apesar das promessas de que a publicidade será diferenciada, vamos ver quanto tempo vai levar para termos mais uma enxurrada de propaganda em mais um canal entre tantos… No fundo, a publicidade no twitter já existia, estão apenas ‘oficializando’ a coisa…..