Follow Us

Donkey Xote

Quem já leu Don Quixote, um clássico da literatura, sabe que não é algo lá muito fácil pra a compreensão infantil…. Mas foi para resolver esse dilema que surgiu a animação espanhola “Donkey Xote”. E o trocadilho não é por acaso, já que nela o herói de Cervantes tem sua trajetória retratada pelos olhos do burro, Rucio.

Confira a crítica de Ronaldo Victoria, autor do blog Tela à Vista. Apesar das ressalvas, é uma ótima oportunidade de unir literatura e cultura para a moçada agitada de hoje em dia.
.
“O título dessa animação espanhola, não se pode negar, é bem bolado. Quem vê a capa do DVD pode pensar que se trata de uma continuação da animação Shrek, agora com o “donkey” (burro) como astro. Nada disso, pois o poster diz “dos produtores que ‘assistiram’ Shrek”. Bem humorado, mas com uma certa malandragem. A idéia é legal: contar para as crianças a história de Dom Quixote, obra-prima da literatura criada pelo espanhol Miguel de Cervantes, que sempre é considerada complexa demais para o público infantil. A saída foi contar por meio dos olhos do burro. Rucio (este é o nome dele) sonha em ser um cavalo de porte. É ele que narra a história, alegando que a versão conhecida está errada. Quixote aparece muito mais centrado do que no romance e mais apaixonado por Dulcinéia, uma verdadeira dama. É original, mas não acrescenta muita coisa. Nem o roteiro é inspirado nem os personagens são bem resolvidos. Tanto que passou em branco pelos cinemas.”
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *