Sombrio ou inconseqüente?…
Não bastasse o ser humano cultivar um sentimento que tantas vezes os discursos têm desprezado através dos séculos de história da humanidade (mas também do qual sempre fez uso), existe um dia no calendário para comemorá-lo: 20 de Junho é Dia da Vingança.
O conceito de vingança consiste em uma forma de resposta a algo que foi percebido ou sentido como prejudicial. Durante muitos séculos foi aplicada por sociedades medievais como uma forma de defesa à honra da família ou grupo social a que o indivíduo pertence. Os sistemas legais do ocidente moderno afirmam que sua intenção é a reabilitação ou reinserção na sociedade. Até hoje, muitas sociedades ainda reconhecem a vingança como uma característica cultural de seus costumes.
Mas independente da época, a Vingança permanece tema de muitas contradições, e enquanto muitos acreditam nela como necessária para manter uma sociedade mais justa de acordo com a filosofia “Olho por Olho”, outros a interpretam como uma característica depreciativa do ser humano.
Racionalmente falando, a vingança caminha para um conceito muito mais destrutivo do que construtivo, que leva o homem para o sentimento de destruição interna. Vide a criação de uma data própria para sua comemoração…
Como diria o antigo provérbio, a pessoa que busca vingança deveria cavar duas sepulturas.