Ele é um ativista. Sempre gostou de se envolver em projetos de peso e nunca negou suas vertentes sociais. Prova disso é a atuação em Traffic e Che, o projeto de Steven Soderbergh, que retratou a história de Che Guevara de forma mais crua e intensa.
Agora, ao que tudo indica, seu novo projeto está relacionado ao MST, rendendo uma terceira visita ao Brasil…..
Portorriquenho de nascimento, para Del Toro o trabalho desempenhado nos longas sobre o argentino Ernesto "Che" Guevara provocou uma autoanálise. “Acho que fazendo estes dois filmes, de certa forma, entrei em contato comigo mesmo e fui em busca das minhas origens”, afirmou ao Opera Mundi.
Ator e produtor, Benicio Del Toro visitou o país interessado em conhecer movimentos sociais sul-americanos, em especial o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra).
Na tarde de quarta-feira (15/9), o ator esteve na escola Florestan Fernandes, em Guararema, estado de São Paulo, onde conversou com militantes e estudantes de toda a América Latina e se encontrou com o escritor brasileiro Fernando Morais. Del Toro não economizou simpatia e fez questão de atender ao pedido de todos os que o abordavam para uma fotografia ou pergunta. Também plantou uma árvore no acampamento do MST.
Em sua agenda no Brasil também estavam previstos encontros com outros cineastas brasileiros e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além da candidata do PT (Partido dos Trabalhadores) à presidência do Brasil, Dilma Roussef, no Rio de Janeiro, em estadia até o dia 18/09.
Será que tem um filminho sobre o MST vindo por aí?????
Del Toro visitou acampamento ao lado de João Pedro Stédile, da coordenação nacional do MST