“Quem raios é Carin León?”
Foi exatamente essa a pergunta que me fiz depois de perceber que não apenas Ricky Martin havia regravado A Medio Vivir com ele (algo que, na época, não dei muita atenção, pois eram várias regravações de singles antigos com convidados), mas também Maná, Santana, Maluma, The Warning e uma série de artistas… E foi só hoje que percebi a presença abundante deste nome nunca antes percebido pela minha pessoa no mundo da música quando caí novamente neste clipe.
Aí, como fazemos automaticamente em situações assim, corri dar um Google. Mas antes dei uma espiadinha em uma pesquisa no YouTube e botei qualquer coisa do moço cantando sozinho pra ouvir enquanto pesquisava. Era a faixa Primera Cita, que já me conquistou de primeira e acordou o sangue latino que habita em mim.
Pois bem…. fui descobrir que o senhor Óscar Armando Díaz de León Huez, conhecido profissionalmente como Carín León, é um cantor e compositor mexicano especializado em música regional mexicana. Ele gravou canções em diversos subgêneros desse gênero, além de incorporar influências de outros estilos musicais. Aaaaand ganhou o Grammy Latino de Melhor Canção Regional Mexicana em 2022 pela música “Como lo Hice Yo” ao lado de Édgar Barrera e Matisse. Em 2022, ele foi o terceiro artista mexicano mais reproduzido no Spotify.
E eu, até agora, estava aqui comendo poeira sem saber da existência desse querido! Como???
De 2023 em diante, com a força da música latina – e também o empurrãozinho da parceria com Maluma em Según Quién – o moço logo se internacionalizou. E depois de conferir alguns hits, devo dizer que entrou para a minha lista de artista latinos no Spotify.
A boa música latina tem um quê de remexer o sangue sem muito esforço. A batida acompanha o compasso do coração, é um ritmo quente, não importa se a melodia é mais dançante ou lenta. Existe em tempero. Ou como diria Bad Bunny, um “sazón”. E quando a voz certa encontra a batida perfeita, essa combinação é capaz de criar melodias quase hipnotizantes. Antes mesmo que você se dê conta, seus pés estarão batendo no ritmo da música, quer você queira ou não. Até que em pouco tempo você encarna o John Hamm na danceteria sem pensar duas vezes.
Deve ser muito triste não ser latino mesmo…


