Follow Us

O Gambito da Rainha

O Gambito da Rainha

O Gambito da Rainha é instigante, desafiador e altamente empolgante. Uma ode à estratégia e jogos de inteligências em tempos nos quais a humanidade prefere o fácil ao pensativo, um verdadeiro deleite para o cérebro.

A série conta a jornada de Elizabeth Harmon, uma enxadrista que é apresentada ao jogo enquanto órfã, no porão de um orfanato. Ao perceber seu potencial, o zelador que é seu grande mentor a insere no mundo dos campeonatos. Alguns anos depois, já com sua família adotiva, Beth percorre o mundo como uma jogadora imbatível e sedenta por vitória, que tem um desejo maior em mente: derrotar seu mais temido inimigo boa jogos: o russo Borgov .

Durante sua jornada, o espectador é apresentado de forma brilhante ao mundo enxadrista. Não é a toa que “O Gambito da Rainha” desencadeou números bizarros tão logo lançada no Netflix:

Mas do ponto de vista humano, o mais interessante é justamente que a trama de O Gambito da Rainha permite desconstruir Elizabeth do início ao fim. Toda sua frieza e os muros que a jovem órfã ergue em torno de si durante sua infância a e juventude são derrubados nos episódios finais.

Não tem como não ficar emotiva ao lado dela em sua visita de volta ao orfanato para o luto do Sr. Sheibel ou a forma como ela encontrou um meio de pagar sua dívida com a única figura paterna de sua vida a citá-lo para a imprensa mundial. Assim como é belíssima a dedicação de Towsen e todos os amigos que Beth fez durante sua vida como enxadrista na busca pela derrota de Borgov.

Também como um paralelo realista que torna a série ainda mais especial, toda a jornada de Beth rumo a vitória não é gratuita. Ela passa sua existência lutando não apenas com seus traumas, mas contra o vício. Dos tranquilizantes a que foi exposta na infância e do álcool em sua mais tenra fase da adolescência. Suas duas mães eram problemas emocionais ambulantes. E a exceção de Sheibel, todas as suas referências paternas eram de rejeição.

Foi no tabuleiro que Harmon construiu seu próprio mundo. E apenas nele se sentia segura. Quando, por qualquer razão, sua segurança era ameaçada, os vícios venciam. E mesmo depois de ser forte e enfrentar seus medos sóbria, foi preciso a presença de uma amigo para que ela não declinasse no grand finale. Eis que Towsen, seu cavaleiro armado e eterno amor não correspondido, mas um bom e verdadeiro amigo surge como seu Segundo contra Borgov em plena União Soviética, acionando o esquadrão enxadrista na América para lutar por Beth…

Impossível não ficar com gostinho de quero mais depois daquele final de O Gambito da Rainha, com Beth imersa dentro do seu universo mais perfeito na praça de enxadristas russos…

Por favor, só assista O Gambito da Rainha. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular Posts