Follow Us

Domingo é o dia. VOTE CONSCIENTE, por favor!

Domingo é o dia. VOTE CONSCIENTE, por favor!

60% dos nossos candidatos à Prefeito de Itu têm dificuldade com algo tão simples como a língua portuguesa e a formação correta de uma frase no plural… E não estamos falando de pessoas ignorantes (no sentido respeitável da palavra, “não tem conhecimento por não ter estudado, praticado ou experimentado”)… A maior parte deles são figuras com cargos e experiências importantes na bagagem (Capitão, Deputada, Professor!!!)….

Mas se esse fosse o pior detalhe, estaríamos salvos do caos…

Ontem nossos candidatos desfilaram discursos de ataque sem fim (sem contar as demonstrações de violência por atos e palavras). De alguns já esperávamos. De outros, no entanto, esperávamos ver mais de figuras que pouco conhecíamos e que poderiam ser possíveis escolhas para muitos. E perderam a oportunidade de conquistar eleitores pelo conteúdo, caindo em descrédito por atitudes vaidosas e mal direcionadas.

Hoje vestiram a capa da vergonha e, apesar de bem mais contidos, muitos ainda continuaram preocupados em apontar o que não foi feito ao invés de detalhar como será feito em seu próprio método de governo, enquanto outros tentaram aproveitar um pouquinho mais a oportunidade…

Não sou partidária e defensora de nenhum candidato. Mas sou favorável e defensora da minha cidade. E ao longo da minha ainda-não-tão-longa-vida como eleitora, nos últimos quatro anos vi alguns avanços evidentes que há muito não tínhamos em nosso município. Desde pontos gritantes como o terrível histórico de falta de água que hoje, apesar de ainda ter muito trabalho a ser feito, está anos luz melhor do que há quatro anos atrás… Detalhes como a instalação de ciclovias e melhoria da iluminação pública em toda a cidade e mesmo que ainda existam áreas a serem cobertas, boa parte já é evidente para qualquer um que realmente circule por Itu no dia a dia… Minha família precisou da saúde pública neste período e não tivemos problemas ao sermos atendidos desde o primeiro contato pelo telefone para solicitar uma ambulância até o último minuto de cuidado… Nossa cidade finalmente começou a ficar mais bonita e funcional, mesmo que algumas pessoas ainda insistam em olhar apenas para o que não foi feito ou que não gostam de “mudanças” quando elas exigem algum sacrifício ou criatividade para transformar a evolução em novas oportunidades… Recuperamos um bem valioso, que é a nossa tão saudosa Escola Convenção de Itu, que agora voltou a conservar não apenas a história da cidade (e do país!), mas também um símbolo de educação municipal… Voltamos a figurar em rankings de cidade inteligente, cidade segura, gestão pública… E por aí vai a lista…

Foto: Letícia Spinardi; Escola Convenção de Itu restaurada e em funcionamento novamente, Itu/SP

Mas tem outro ponto de destaque que me chamou atenção: o canal de comunicação da prefeitura com a população. Ali, onde todo mundo está no dia a dia: nas redes sociais. Agora nós sabemos o que está sendo realmente feito em nossa cidade, vemos pra onde está sendo direcionado o dinheiro suado dos nossos impostos e ficamos sabendo de coisas importantes e apoios públicos que talvez sempre tenham existido mas nunca eram devidamente comunicados à população. Foi assim que tive oportunidade de me tornar doadora de sangue com total apoio da prefeitura no processo, por exemplo. Ou que acompanhei a criação e evolução de alguns projetos do atual governo (coisa que, pelo que vimos no debate, alguns candidatos não fizeram, deixando de lado uma importante lição de casa e obrigação cívica como aspirante à representante do poder público…).

Tem muito a ser feito ainda? COM CERTEZA!

Ainda precisamos trazer mais indústrias, gerar mais empregos, incentivar a cultura e tornar a cidade mais ativa em termos de entretenimento e não apenas uma cidade dormitório… Mas quem já teve qualquer experiência com qualquer tipo de gestão sabe que as coisas não acontecem todas ao mesmo tempo, do dia para a noite, sobretudo com toda burocracia que as leis de qualquer governo (e aqui falamos em um dos países campeões nisso!) impõem. Você não planta uma árvore hoje e espera que ela dê frutos na manhã seguinte. Uma oliveira nunca produz frutos antes de três anos, só pra você ter uma ideia…

O QUE NÃO PODEMOS é colocar à frente da nossa cidade alguém que pause, desacelere ou, ainda pior, dê Passos pra trás na administração pública e nos benefícios ofertados para a população.

Nenhum candidato conseguirá cumprir 100% das suas promessas como apresentadas, até porque só ao sentar na cadeira de Prefeito ele se dá conta de quantos obstáculos há entre uma promessa e sua entrega final, nem todos com solução ao seu alcance. Mas precisamos daqueles que se aproximam mais da realidade, mostram mais coerência e representam melhor o que a nossa cidade realmente quer.

E o mesmo vale para os candidatos à vereador. Precisamos de renovação, de evolução, de mentes à frente do nosso tempo. E lembre-se que gente que revoluciona não é aquela que “causa” e que vai à câmara marcar presença e receber salário, mas aquela que promove o crescimento orgânico da cidade por meio de ações concretas, que acompanha a evolução dos projetos e cobra, que briga pelo seu direito de cidadão. SEU, que está aí lendo e que vai votar domingo.

Então quando for às urnas no domingo lembre-se que este é o momento de EXERCER O SEU PAPEL COMO CIDADÃO E DIREITO DE ELEITOR. Este é o grande ato para tornar a sua voz mais forte. Reclamar pelos próximos quatro anos não adianta nada se você não ESCOLHER O SEU CANDIDATO COM CUIDADO agora.

Esqueça partidarismo, favoritismo, vaidades e promessas. Analise as propostas apresentadas, olhe pra sua cidade de quatro anos atrás, pra sua cidade de hoje e visualize como quer ver sua cidade nos próximos quatro anos.

Evoluímos, ainda temos muito a fazer, é possível e o caminho é longo. Mas depende do novo prefeito E DE VOCÊ!

Domingo vá às urnas de máscara, evite aglomeração, leve sua própria caneta, título de eleitor, identidade, álcool gel e VOTE CONSCIENTE, POR FAVOR!

Agradecidos,

Pérola, Almeida Junior e eu

Foto: Letícia Spinardi, Praça Almeida Junior, Itu/SP
Foto: Letícia Spinardi; Praça Almeida Junior, Itu/SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular Posts